Educação Ambiental

De acordo com Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99), a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

O conceito de educação ambiental diz respeito aos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

São princípios básicos da educação ambiental:

  • o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
  • a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
  • o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
  • a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
  • a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
  • a permanente avaliação crítica do processo educativo;
  • a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
  • o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

 

As estratégias utilizadas pela Equipe Trilhar para a realização da educação ambiental compreendem oficinas pedagógicas, trilhas ecológicas, prática de esportes de aventura, turismo ecológico etc.

 

 

 

 

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